"As ciências têm as raízes amargas, porém os frutos são doces." (Aristóteles)

sábado, 19 de maio de 2012

Comer e Beber


  • Porque é que sentimos sede?

O nosso corpo contém muita água, salgada.
Devemos ter sempre no nosso interior uma determinada quantidade de água e sal, mas, quando ingerimos demasiado sal, o nosso corpo sofre um desproporção se a compararmos com a água que contém. Daí a sensação de sede.
O mesmo acontece quando se perde água, e aí, a sede é um sinal que nos indica que temos de beber para recuperar o equilíbrio entre a água e o sal.



  • Porque é que sentimos água na boca quando cheiramos comida?

Isto acontece porque o odor dos alimentos faz com que comece a digestão.
A "água" que nos vem à boca não é água na realidade, mas sim sucos digestivos comummente chamados de saliva. A saliva é uma coisa que está sempre na nossa boca, mas que, quando comemos, aumenta e nos ajuda a digerir os alimentos. 
Não é necessário pôr comida na boca para que a saliva flua, basta cheirá-la.



  • Porque é que o nosso estômago faz barulhos quando temos fome?

Quando comemos, os alimentos chegam ao nosso estômago onde os sucos gástricos iniciam o seu trabalho de aproveitamento e os músculos começam a funcionar, ou seja, começam a mover-se.

Os seus movimentos revolvem a comida como uma máquina de lavar a roupa, e trituram-na.
Como é costume os alimentos chegarem ao estômago todos os dias, à mesma hora, porque os ingerimos, se num dia isso não acontece, o nosso estômago realiza os tais movimentos, mas sem a presença dos alimentos. Então, faz barulho.




Fonte: ENCICLOPÉDIA DO CHARLIE BROWN - "O teu corpo maravilhoso" - volume 1




REFLEXÃO:

Nesta publicação percebemos que o nosso sistema digestivo é muito mais do que nos pensamos que ele é, e que tem muitas particularidades.
Nós sentimos sede porque o nosso corpo sente a necessidade de manter a proporção de água e de sal igualadas. Por isso, quando ingerimos demasiado sal, ou quando perdemos demasiada água, sentimos sede.
Certamente que todos nós já ouvimos ou dissemos a expressão: "De água na boca". Isto realmente acontece, mas na realidade não é água, trata-se de saliva, que é produzida pelas glândulas salivares. Essa saliva é produzida quando se cheira, olha ou até apenas se pensa em comida.
O nosso estômago funciona quase como um relógio. Está habituado a receber alimentos a umas certas horas, e quando isso não acontece, os seus músculos realizam os movimentos na mesma. Daí o nosso estômago "roncar" quando estamos com fome.



8 comentários:

  1. Desenvolveram um tema bastante interessante, coisas que nos perguntamos a nós próprios no nosso dia-a-dia.

    Gostamos, é um tema interessante, mas podiam ter mais qualquer coisa, para ficar um pouco mais completo, ou uma coisa mais elaborada.

    Mas esta bom.

    Continuação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Mais elaborado? Tipo?
      Para a próxima vamos tentar fazer melhor.

      Deixem as vossas sugestões!

      Voltem sempre!

      Eliminar
  2. Gostamos muito da vossa publicação, achamos que é um tema muito interessante e esclarece algumas perguntas do dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  3. Gostamos bastante da maneira que arranjaram para discutir este tema de uma maneira diferente e mais atrativa. Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Ficamos satisfeitas por gostarem do nosso trabalho e esperamos não vos desiludir para a próxima :)

      Voltem sempre

      Eliminar
  4. Gostamos do tema, principlamente da explicação.

    Esclarece muitas perguntas do nosso dia-a-dia.

    Bom trabalho :)

    ResponderEliminar